22/05/2014 Budapeste

Acordamos cedo e tomamos desta vez o café da manhã completo no Ibis já que não sabíamos que horas íamos comer novamente!

Café no Ibis

Para variar tivermos que dar uma corridinha até a estação já que nosso trem para Buda sairia impreterivelmente às 9h49. Foram 3h até lá! O trem (da companhia austríaca OBB) era excelente, tinha até free wifi, o que me permitiu estudar os roteiros!

Chegamos na estação Keleti Pályaudvar, que fica do lado de Pest e compramos 10 tickets de metrô por 3000 Florins (l[a não é euro hein), cerca de 10 euros (nas baldeações não foi preciso usar um novo ticket!) e fomos pela linha 2 (vermelha) até a estação Déak Ferenc tér.

O que fizemos em Budapeste?

Pontos que visitamos:

Caminhamos até a Vorosmarty Square! Muitos cafés e lojas de grife.

Passamos pelo Vigado Concert Hall e fomos andando até a Chain Bridge – A Ponte Széchenyi Lánchíd é uma ponte pênsil que atravessa o rio Danúbio entre Buda e Peste, os lados ocidental e oriental de Budapeste, capital da Hungria. Possui 375 metros de extensão. Ela foi inaugurada em 20 de novembro de 1849. Nas suas pontas são:
Praça Roosevelt (com o Palácio Gresham e a Academia de Ciências da Hungria);

Castelo de Buda ao fundo

Budapeste (53)

Chain Bridge

– Buda Castle: tivemos que pegar o bonde (Buda Hill Funicular) q custou 1700 florins ida e volta para o Castelo. Lá no alto além da vista de Peste ainda é onde estão os principais pontos turísticos da cidade.

Buda Hill Funicular

Vimos a Galeria Nacional Húngara.
O Castelo de Buda (em húngaro Budai Vár) é o castelo histórico dos reis em Budapeste. No passado também foi chamado de Palácio Real (Királyi-palota) e Castelo Real (Királyi Vár). O Castelo de Buda foi construído na encosta sul da Colina do Castelo, próximo do velho Bairro do Castelo (Várnegyed), o qual é famoso pelas suas casas e edifícios públicos medievais, barrocos e oitocentistas.

O Castelo foi classificado pela UNESCO, em 1987, como Patrimônio da Humanidade, integrado no sítio Budapeste, com as Margens do Danúbio, o Bairro do Castelo de Buda e a Avenida Andrássy.

Budapeste (81)

vista da ponte do alto do Castelo

Parlamento de Budapeste ao fundo

Fizemos uma caminhadinha até a Igreja Matthias, que fica próxima ao turístico – Fisherman’s Bastion – Bastião dos Pescadores. São 7 torres que simbolizam as 7 tribos húngaras que se fixaram numa grande área do leste europeu no ano de 896. Ali também está uma estátua de bronze de Stephen I (São Estevão), primeiro rei da Hungria, montado em um cavalo.

Budapeste (124)

Igreja Matthias

Budapeste (156)

Fisherman’s Bastion – Bastião dos Pescadores

Estátua de São Estevão

Depois de muito andar pelo castelo, descemos e cruzamos novamente a Chain Bridge, de volta a Peste. E após uma caminhada, demos de cara com a praça Erzsébet tér onde fica uma roda gigante bem bonita.

Erzsébet tér

Andamos mais um pouco e chegamos na belíssima Basílica de São Estevão (Szent István-bazilika) que conta com uma capela, à direita do altar, onde se encontra a mão mumificada de São Estevão. Vê-la, foi emocionante.

Budapeste (208)

Basílica de São Estevão

Budapeste (222)

Budapeste (228)

local onde fica a mão mumificada de São Estevão

Pegamos um metrô na estação Bajcsy-Zsilinszky út (olha os nomes! Kkkkk) – linha 1 e fomos até a estação Hösök tere, onde fica a Praça dos Heróis, que é uma das praças mais importantes de Budapeste. Fica situada num extremo da avenida Andrássy (com a qual faz parte do conjunto declarado Patrimônio da Humanidade designado à Budapeste, com as Margens do Danúbio, o Bairro do Castelo de Buda e a Avenida Andrássy), perto do parque da cidade.

Esta Praça dos Heróis é rodeada por dois importantes edifícios, o Museu de Belas Artes de Budapeste à esquerda e o Palácio da Arte (ou Museu de exposições artísticas) à direita.

No centro da praça tem o Memorial do Milênio (também chamado Monumento do Milênio ou Monumento Milenário), conjunto de especial relevância em Budapeste, com estátuas dos líderes das sete tribos magiares (húngaras) que fundaram a Hungria no século IX e outras personalidades da história húngara. A construção do memorial teve início quando se celebraram os mil anos do país (em 1896) e só terminou em 1929, quando a praça ficou com o seu nome presente.

Em 16 de junho de 1989 uma multidão de 250.000 pessoas juntou-se na praça para celebrar o histórico enterro de Imre Nagy, executado em junho de 1958.

Budapeste (255)

Praça dos Heróis

Budapeste (277)

Voltando ao roteiro: pegamos um metrô de volta até a estação Opera e ali passeamos pela Andrassy Ut que é um boulevar emblemático de Budapeste e que remonta ao ano de1872. Une a Erzsébet tér («Praça Elizabeth») com o Városliget («Parque da Cidade de Budapeste»). É rodeada por casas e palácios neorrenascentistas ecléticos que apresentam belas fachadas, escadas e interiores. Foi incluída como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2002. A avenida também possui muitas boutiques de moda, entre elas, Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, Burberry e Gucci.
Lugares que vimos na Andrassy Ut:

Budapeste (291)

Andrassy Ut

•Ópera Estatal Húngara
•A Broadway de Pest: quatro teatros em quatro esquinas no mesmo cruzamento
•vários cafés
•Oktogon: cruzamento com o Grand Boulevard

Ficamos com preguiça de caminhar até a Terror Háza (museu que tem como tema os principais regimes opressores da Hungria, o fascismo, o comunismo e suas vítimas) pq não teríamos tempo para entrar no museu… Por isso, pegamos um metrô na estação da linha 1 (Oktogon) e fomos até a estação Déak Ferenc, onde jantamos (Vapiano, pra variar rs) por volta das 18h com direito a cerveja para o Gui e a vinho para mim.

Após o jantar, pegamos o metrô na estação Déak Ferenc tér (linha 2) e fomos até a estação Kaleti Pályaudvar para pegarmos nosso trem de volta à Viena às 19h10! Aí, foi aquela correria nas ruas, nas estações… Quase perdermos o trem! A sorte é que o Gui tem um olhar clínico para qualquer painel de trem, mapa de metrô (tudo muito complicado para mim, de verdade)!

Tirando isso, foi uma experiência incrível passar esse dia em Budapeste!!! A cidade me surpreendeu positivamente. Não achei mais bonita que Viena (tarefa difícil para muuuuitas cidades), mas dizem que Budapeste é belíssima à noite, e isso nós não tivemos a oportunidade de ver! Não desta vez!